Soul — Em busca de sentido

3/01/2021 0 Comments

 

Soul/ Divulgação


Quem somos e o que queremos ser? Estas são duas das inúmeras perguntas que permeiam todo o roteiro do filme Soul, uma das mais recentes produções dos estúdios Disney e Pixar. Vencedor das categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Trilha Sonora do Globo de Ouro 2021, o longa-metragem, dirigido por Pete Docter e Kemp Powers, mescla arte, sensibilidade, questões existenciais e doses de inocência na busca por um suposto sentido para a vida.

Após sucessivos fracassos em sua carreira e pressionado por sua mãe para continuar a dar aulas de música para o ensino médio, o pianista Joe Gardner (dublado por Jamie Foxx) consegue a oportunidade de sua vida ao ser convidado para participar do quarteto de Dorothea Williams (Angela Basset), um dos grandes nomes do jazz do cenário de Nova York. Depois de ser aprovado em um teste, ele sofre um acidente que resultado na ida de sua alma para uma nova dimensão.

Ao perceber a realidade, Joe tenta retornar à vida na Terra, mas é lançado para outro local: a Escola Pré-Vida, por onde passam as almas em processo de formação de personalidade. Entre elas, está 22 (Tina Fey), uma alma que não aceita a ideia de reviver e tenta escapar do ciclo morte-vida para permanecer em uma dimensão além da matéria. Por determinação dos seres responsáveis pelas pequenas almas, Joe, por engano, é nomeado o mentor de 22 e deve prepará-la para uma nova jornada, ajudando-a a encontrar o que a deixará pronta para o recomeço.

Apesar de destinado ao público infantil, o filme, assim como outras produções da Pixar e da Disney dos últimos anos, é uma boa opção para jovens e adultos. Tendo como fio condutor provocações e questionamentos acerca da existência, Soul, também marcado pelas composições do pianista Jon Batiste, proporciona momentos de diversão e reflexão a partir da trajetória de personagens bem construídos e de um roteiro que mostra, de maneira bela e delicada, a forma como o medo, a insegurança e o outro, ainda que nos seja caro, podem impactar as nossas escolhas.  


Sobre o filme:

Onde assistir? Disney +

Ano de produção: 2020

0 comentários: