Letras, músicas, casos e acasos

3/05/2015 , 1 Comments


A obra Letra e música: a canção eterna e a palavra mágica, do jornalista e escritor Ruy Castro, dividida em duas partes, aborda questões relacionadas à música, no primeiro volume, e ao jornalismo e literatura, no segundo.

Histórias e canções que embalaram o Rio de Janeiro desde os primeiros anos do século XX até a atualidade, revelando peculiaridades de músicos e compositores – como a comunicação de Tom Jobim com pássaros e sua relação com a natureza e a reação da Banda de Ipanema no momento da morte de Pixinguinha – possibilitam ao leitor maior conhecimento acerca do cenário cultural carioca, a partir do qual tiveram origem diversos movimentos que, até os dias de hoje, refletem na forma e no conteúdo produzido por artistas contemporâneos.

A riqueza de detalhes – características das obras do escritor – com que são narrados os casos que envolvem músicos da Cidade Maravilhosa se sobrepõe à segunda parte, na qual são apresentados textos, todos produzidos e publicados inicialmente no jornal Folha de São Paulo, sobre literatura e jornalismo. Nesse bloco, são contadas, também, as experiências do escritor enquanto jornalista e biógrafo, que, até o momento, se dedicou a apurar e conhecer a vida de Garrincha, Nelson Rodrigues e Carmen Miranda.

Lançado em 2013, o livro reúne 64 crônicas produzidas entre 2007 e 2013 para a coluna do autor no diário paulista. Assim como em outras obras de resgate histórico e cultural, Ruy Castro oferece ao leitor grandes informações e conhecimento sobre os fatos abordados e o contexto no qual eles aconteceram.

Um comentário:

  1. Ruy Castro é incomparável na gama de informações que suas obras possuem. É sempre um raro prazer ler suas obras, principalmente as crônicas e os livros sobre bossa nova e Ipanema.

    ResponderExcluir